NÃO ME DIGAM QUE NÃO TEM IMPORTÂNCIA

Sobre as eleições do último domingo (06 de outubro) não faltarão os comentários e a especulação sobre eventuais soluções, tendo alguns jornalistas/comentadores, ainda na noite de ontem, profetizado a desgraça e disfarçando mal o azedume de uma derrota, com mais ou menos cor, de Rui Rio. O PSD perdeu não por ter uma percentagem inferior ao PS, mas por lhe ser impossível construir no momento qualquer alternativa de direita. Mas deixemos o assunto para os entendidos no comentário político, mesmo se encapuçado de jornalismo imparcial. 
Sobre os resultados - sem os inscritos no estrangeiro - gostaria apenas de sublinhar alguns aspectos que me parecem relevantes.

1. A abstenção passou de 43% em 2015 para 45,5%, o que significa 191 410 votantes a menos, feitas as devidas correcções do número de votantes, uma vez que havia cerca de menos 96 600 inscritos. O número de votantes aumentou se considerarmos os automaticamente recenseados no estrangeiro.
Este é um problema que exige uma reflexão séria da parte de todos aqueles e aquelas que prezam a democracia. E não me venham com a conversa que a responsabilidade é dos partidos, trata-se de um exercício de cidadania. Nem sequer se podem queixar de falta de escolhas. Importa relembrar que o voto, sendo um direito, é também um dever e não podemos continuar a assistir alegremente ao crescimento do número daqueles e daquelas que não cumprem um dever básico da democracia que lhes dá os direitos que tanto reclamam.
Há quem não se importe de comer "merda frita" e que não queira ser representado. (vídeo: https://youtu.be/VaXwvqD_0z4).

2. CDS. Embora distante (nos antípodas) da ideologia veiculada pelo CDS/PP, ainda mais o CDS dos últimos anos, não posso, enquanto cidadão e democrata, deixar de ficar preocupado com tão pesada derrota, sobretudo quando no espectro político outros fantasmas emergem. Goste-se ou não, a verdade é que o CDS é um partido do nosso sistema democrático que permitia a aglomeração do eleitorado mais à direita. O enfraquecimento do CDS pode ter como consequência a deslocação de algum desse eleitorado para outras ofertas mais à direita, nomeadamente a extrema direita. O crescimento da extrema direita começa muitas vezes pela implosão dos partidos do sistema. Cuidado!

3. Extrema Direita. Espero que os parlamentares, políticos, comunicação social, comentadores da praça e todos os que tenham voz tenham a decência de deixar bem claro que partidos deste tipo não são bem-vindos à democracia. E não me venham dizer, como aquando da eleição de Trumph e de Bolsonaro, que não tem importância já que nunca poderão fazer o que em campanha anunciaram. Erro crasso dos incautos. Sem hostilizar é preciso dizer Não. Quem assistiu como eu à gestação da Frente Nacional em França no final da década de 70 e início de 80 do século passado, sabe que o silêncio é caminho fértil. Uma porta que se abre, se formos incautos, quando nos dermos conta temos o salão cheio de ruído. E não é apenas o CHEGA, há outros partidos com um discurso anti-sistema que embora não se assumindo claramente de extrema-direita lançam achas para a fogueira com um discurso anti-sistema ou bebendo em fontes que em algumas áreas são pouco democráticas.
A este propósito aconselho a leitura do Livro "Como Morrem as Democracias", Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (professores da Universidade de Harvard). 

4. Dar os parabéns ao LIVRE não apenas pela deputada eleita, mas sobretudo pela coragem por apresentar uma mulher, negra e com um problema de gaguez. A isto chama-se inclusão sem receio de assumir riscos. Não deixa de ser irónico isto acontecer quando pela primeira vez a extrema direita tem assento parlamentar. Parabéns Joacine.
Parece que existem mais duas mulheres negras no parlamento (uma do BE: Beatriz Gomes Dias e outra do PS: Romualda Fernandes). 

5. Foi impressão minha ou no Boletim de voto o PAN, além do acrónimo tinha o nome por extenso em maiúsculas?! Era o único? Existem razões legais para tal?
Admito que possa ter visto mail.

Tentem ser Felizes em Seara de Gente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DE ENGANO EM ENGANO SE CAI NO ENGODO

PERGUNTAS PATÉTICAS E RIDÍCULAS

E ASSIM VAI O REINO DE PASSOS PERDIDO…