ANDANÇAS E DESANDANÇAS DA POLÍTICA

Como os comentários sobre a crise e o momento actual já começam a sobrar, deixo-vos alguns pensamentos de outra gente. Podem ser úteis em momentos de raiva, pois enquanto sobre eles reflectimos, e apesar de alguns poderem ser polémicos, impede-nos de fazer loucuras.



"A gargalhada nem é um raciocínio, nem uma ideia, nem um sentimento, nem uma crítica: nem é o desdém, nem é a indignação; nem julga, nem repele, nem pensa; não cria nada, destrói tudo, não responde por coisa alguma! E no entanto é o único inventário do mundo político em Portugal.
Um governo decreta? Gargalhada. Fala? Gargalhada. Reprime? Gargalhada. Cai? Gargalhada. E sempre a política, aqui, ou pensando, ou criando, ou liberal ou opressiva, terá em redor dela, diante dela, sobre ela, envolvendo-a, como a palpitação de asas de uma ave monstruosa, sempre, perpétuamente, vibrante, cruel, implacável – a gargalhada!"  (Eça de Queiroz)

"Os povos têm os governantes que merecem; e, quando o governo é democrático, este mecanismo é ainda referendado pela soma dos votos. Quando os malvados e os palermas chegam democraticamente ao poder, pode dizer-se sem ponta de dúvida que a sociedade atingiu o grau mais abjecto de corrupção; pois, se elevar o que é por natureza inferior é sempre uma monstruosidade, quando essa elevação se obtém por vontade popular, somos forçados a concluir que a monstruosidade está enquistada no próprio sistema." (Juan Manuel de Prada)

"Pluralidade que não se reduz à unidade é confusão; unidade que não depende de pluralidade é tirania." (Blaise Pascal)


"Um político pensa nas eleições seguintes; um estadista, nas gerações seguintes."
(James Clarke)

"No regime democrático, todos os partidos gastam todas as energias para demonstrar que os demais partidos não têm competência para governar. E todos eles estão certos."
(Henry Louis Mencken, Jornalista americano)

"O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas." (Willian George Ward)

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade."
(Suenens)

Sejam felizes em seara de gente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS PATÉTICAS E RIDÍCULAS

DESCONFIANÇA DO ESTADO SOCIAL

Populismos e riscos para a Democracia