FESTEJAR ABRIL

Fui um entre os milhares que, no dia 25 de Abril, desfilaram avenida da Liberdade abaixo até ao Rossio. Festejar Abril é reafirmar os princípios e os Objectivos que foram os da Revolução dos Cravos e que se tornaram no sonho colectivo de todo um povo. Hoje é imperioso que se continue a afirmar os ideais de Abril, nomeadamente a liberdade de decidir sobre o futuro e a liberdade de ousarmos percorrer caminhos que sejam escolha nossa e não de terceiros. No momento em que estruturas supranacionais, não eleitas, ditam as regras e se pretendem sobrepor à vontade dos povos, é a própria democracia que corre perigo. Relembrar e afirmar acontecimentos marcantes da História colectiva é também a forma de mantermos viva a memória, sobretudo nas gerações mais novas, assumirmos criticamente o passado e viver o presente  na esperança de um futuro que seja colectivamente melhor. Festejar Abril é uma forma de dizer não ao esquecimento em que muitos pretendem encerrá-lo e, sobretudo, lutar contra o esquecimento das causas que estiveram na sua origem. Só mantendo, de forma crítica, viva a memória é possível não repetir os erros do passado. O 25 de Abril foi o tempo dos amanhãs possíveis, das alternativas, da pluralidade, do direito a ter opinião. Como é natural, muitos erros foram cometidos, mas isso em nada diminui a sua importância. Os tempos que actualmente vivemos, em que nos querem fazer crer não existir alternativa é negar Abril, pois só na falta de liberdade, nas ditaduras o caminho é único. Em democracia existe sempre alternativa.
Integrei o desfile com os companheiros  do «Livre - Tempo de Avançar», do qual também eu faço parte, por ser a Plataforma que pretende dar espaço aos cidadãos, dar-lhes espaço para que se pronunciem e tomem parte na decisão. Queremos construir algo de diferente e tornar a política um assunto que a todos diz respeito e não apenas a alguns privilegiados (http://tempodeavancar.net/)

Há quem pretenda encerrar Abril em cerimónias protocolares, mas Abril é sobretudo a festa do povo na rua e é assim que deve ser lembrado e festejado. Importa não esquecer que vivemos em democracia graças ao 25 de Abril e não, como alguns iluminados pretendem fazer crer, apesar dele.

Sejam felizes em seara de gente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS PATÉTICAS E RIDÍCULAS

DESCONFIANÇA DO ESTADO SOCIAL

Populismos e riscos para a Democracia